Desmitificar ou desmistificar?

 


       Desmitificar e desmistificar? Tendo em vista os aspectos gráficos que os norteiam, diferem apenas por uma única letra – o “s” presente em desmistificar. Ah! Como são tantas as palavras presentes na nossa língua que retratam essas mesmas características.
      Será que tais aspectos implicam em possíveis questionamentos no momento de utilizá-las corretamente? Obviamente que sim, pois, por uma simples distração, ou até mesmo por falta de um conhecimento mais amplo acerca dos fatos linguísticos, muitos usuários podem concebê-las como sinônimas – fato que desencadeará no emprego de uma ou de outra –, de forma errônea.

       Desmitificar – Desfazer um mito, tirar o caráter de mito, despojar de consagração (alguém ou algo).
"Precisamos desmitificar que gatos são responsáveis pela transmissão de doenças alérgicas."
      Desmistificar – Desfazer uma mistificação, denunciar um erro. "Todo aquele bando de malfeitores foi desmistificado pela equipe de investigação, a qual já atuava há alguns dias."      Em se tratando desse caso, eis um aspecto que expressa relevância. Para tanto, analisemos o enunciado a seguir para que possamos nos inteirar da questão em pauta:

"O fulano de tal precisa ser desmitificado... Ou seria desmistificado?"      Nesse caso, somente o contexto nos proporcionará pistas seguras para que possamos optar pela forma correta, ou seja, se tal pessoa é considerada como alguém com virtudes exageradas, ou se se trata de um farsante.
     Portanto, atente-se para a questão, com vistas a fazer a escolha correta.